Tensão Pré-Menstrual, vulgo, TPM

OI OI Gente.

Sim, essa semana irei falar sobre um assunto que assola todas nós mulheres.
A TPM – Tensão Pré-Menstrual. Pesquisei em alguns sites as causas, sintomas e o que se pode fazer para dar uma amenizada na TPM

 

Quais são os tipos de TPM?

A TPM está classificada em quatro tipos: A, C, H e D, de acordo com a predominância dos sintomas. Esta classificação não é uma regra. Uma mesma mulher pode apresentar os sintomas de um ou mais tipos de TPM.

  • TPM tipo A: as mulheres ficam ansiosas, irritadas, tensas e até mesmo agressivas. Este é o tipo mais freqüente.
  • TPM tipo C: caracteriza-se pelo aumento do apetite, compulsão alimentar (predominando a compulsão pela ingestão de doces, como chocolates), fadiga, dor de cabeça e palpitações.
  • TPM tipo H: há aumento súbito de dois a três quilos no peso corporal, aumento das mamas, dor e distensão abdominal.
  • TPM tipo D: é o menos freqüente e os sintomas predominantes são choro fácil, sonolência ou insônia, confusão mental e depressão.

Os sintomas que caracterizam uma tensão pré menstrual forte são:

  • Mau humor
  • Irritabilidade
  • Fúria
  • Vontade de gritar
  • Angústia
  • Cansaço
  • Insônia
  • Depressão

 

O que pode ser feito para reduzir os sintomas da TPM?

A primeira coisa a ser feita é conhecer os seus sintomas, quando eles começam durante o seu ciclo menstrual e também o que parece desencadeá-los. Acredite nas suas alterações hormonais e lembre-se delas quando os sintomas aparecerem. Quando sabemos que estamos mais sensíveis, torna-se mais fácil administrar o nosso comportamento em relação aos outros.

 

Depois, você pode controlar ou algumas vezes reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual fazendo modificações nos seus hábitos alimentares, nas suas atividades físicas e em suas atividades diárias. Não se sinta desencorajada caso essas modificações de comportamento levem um tempo para ajudá-la. Você vai encontrar o que mais alivia os seus sintomas. Tenha paciência.


Tente isso: 

– Mude sua alimentação. Insira Carboidratos, fibras e proteínas. É importante desintoxicar o fígado, já que este órgão está diretamente envolvido no metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, além de armazenar vitaminas e minerais que participam da produção de colesterol e hormônios femininos.


Para isso é necessário que você:

Faça refeições mais freqüentes e com menor quantidade de alimentos. Isso ajuda a reduzir o edema e a sensação de plenitude gástrica. O ideal é fazer 5 a 6 pequenas refeições ao dia, ao invés de 3 grandes refeições.

– Faça exercícios físicos. Uma caminhada, uma corrida ou até mesmo andar de bicicleta. Exercícios físicos regulares ajudam a melhorar a sua saúde e aliviam os sintomas de fadiga e alterações de humor.

– Reduza o estresse: Durma bem por pelo menos oito horas por dia.Pratique relaxamento muscular progressivo ou exercícios respiratórios profundos para ajudar a reduzir as dores de cabeça, ansiedade ou insônia.Tente fazer yoga, meditação ou massagem como meios de relaxamento e alívio do estresse.

– Anote os seus sintomas durante alguns meses. Faça isso para identificar fatores que os desencadeiam e como é o padrão de sintomas que você apresenta. Isto vai ajudá-la a criar alternativas para reduzi-los.

– Mantenha uma rotina em sua vida, no que diz respeito a refeições, exercícios físicos e horas de sono.

 

Quando procurar ajuda médica?

 

Caso você não consiga controlar os sintomas da TPM com modificações em seu estilo de vida e eles estiverem atrapalhando sua saúde e atividades diárias, procure a ajuda de um médico.

 

Perguntas que você pode fazer ao seu médico:

– Existe uma tendência familiar para TPM?
– O uso de anticoncepcionais orais é benéfico para todas as mulheres com TPM?
– Se eu tenho TPM hoje, isto significa que eu sempre vou ter?

 

Bom meninas, essas são algumas dicas que vi em sites. Eu sofro de TPM, cada mês é uma TPM diferente. E eu confesso que se eu pudesse escolher não ficaria perto de mim nessa época, porque fico insuportável. Porém, com essas dicas podemos amenizar os sintomas e ficar mais tranquilas durante nosso período menstrual. Tenho certeza que nossos namorados e amigos ficarão bem felizes com isso. Porque eles sofrem quando estamos assim, começamos a chorar do nada, e do nada estamos com raiva. Meu Namorado uma vez chegou pra mim nesse período e disse que sou maravilhosa, comecei a chorar, ele se assustou, depois fiquei com raiva porque achei que ele tinha feito algo errado, e adivinhem o que ele fez ? Se afastou e tacou uma barra de Diamante Negro (meu preferido) em mim. Na hora fiquei MUITO estressada, lógico. Mas depois que a MARÉ TPMRESCA passou, nós rimos de tudo.
Hoje em dia quando estou na TPM, costumo respirar 3 vezes antes de ir encontrar com ele, e repetir de 3 a 10 vezes que está tudo bem e que vou conseguir ser boazinha. Mas parece que tudo conspira contra você nesses dias não é? Talvez tudo conspire mesmo, seu namorado parece adivinhar que você está sensível, abalada emocionalmente e sangrando pela vagina, e resolve fazer certas “brincadeiras e comentários” que te levam ao clímax do estresse. Tem horas que dá vontade de matar né? Mas minhas queridas amigas, não podemos matar, senão ficamos sem. Então o jeito é respirar fundo quantas vezes achar necessário, e sair de perto para não cometer homicídio.
Meu humilde conselho além das dicas que dei ai em cima, é se trancar em casa (caso tenha essa chance) e ver séries, filmes, e comer bastante chocolate. Você acha que nessa época o melhor é ficar agarradinha com seu Boy Maravilha, mas não minha amiga, o melhor nessa época é ficar sozinha com você mesma até isso passar. Verá que seu relacionamento terá menos brigas quando estiver em período menstrual. Falo por experiência própria.

 

É isso meninas, mas olha, se você ver que sua TPM está demais, e que nada ajuda, procure o seu ginecologista e peça ajuda, pois tem umas TPM’s que não são normais e tem tratamento. Isso é sério.

 

Espero ter ajudado vocês, esse assunto é realmente muito complicado, pois cada uma é de um jeito. Mas tenho certeza que conseguiremos passar por isso lindas e maravilhosas. Qualquer dúvida, só perguntar nos comentários.

 

Beijos Beijos Gatas :*

 

Agora uma foto para descontrair .. rsrsrs

disquetpmnovembro10tpm

Anúncios

1 thought on “Tensão Pré-Menstrual, vulgo, TPM”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s